quinta-feira, 22 de abril de 2010

mandamentos de deus


OS DEZ MANDAMENTOS - A LEI DE DEUS


  OS DEZ MANDAMENTOS - A LEI DE DEUS

A lei sempre manteve a ordem em qualquer segmento ou departamento, seja no trânsito, na política... em qualquer grupo social. Imaginemos que baderna não seria nos segmentos religiosos se não existisse uma lei para os cristãos. A lei sempre contribuiu para a paz e a graça de todas as famílias de bem, com exceção dos bandidos, traficantes, ladrões e desordeiros, que não gostam da lei, principalmente da Lei de Deus, porque ela é divina e expressa 100% da vontade de Deus. Querer anular uma lei que veio composta de mandamentos tão santos, capazes de consertar todos os erros se a humanidade ouvisse quando disse Deus (Ex. 20:1-17)
  1. Não terás outros deuses diante de mim;
  2. Não farás para ti imagem de escultura e nem se encurvarás a ela;
  3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;
  4. Lembra-te do dia de sábado para o santificar, seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus;
  5. Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os seus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá;
  6. Não matarás;
  7. Não adulterarás;
  8. Não furtarás;
  9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
  10. Não cobiçarás a casa do teu próximo e nem a mulher do teu próximo.
Se opôr a essa Lei é se opôr a Deus, é querer viver a sua própria religião, é andar seguindo os seus próprios pensamentos (Isaias 65:2). Querer viver diferente é insultar a Deus, é profanar as coisas santas que Deus fez, porque a Lei é santa, o mandamento santo, justo e bom (Rom. 7:12) e de maneira nenhuma devemos anular a lei pela fé (Rom. 3:31), até porque uma depende da outra: se obedeço a Lei é porque tenho fé, se tenho fé guardo a Lei (Tiago 2:17-18).

1- O que disse o salmista Davi em relação a Lei do Senhor?
R: Salmo 19:7 "A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices."
Davi era um homem reto e temente a Deus e reconheceu que a Lei de Deus era perfeita. Disse ainda que a Lei de Deus refrigera a alma. Salmo 37:30-31 diz que o justo fala da sabedoria e sua língua fala do que é reto, porque a Lei do seu Deus está em seu coração. Dizer que a Lei de Deus não tem mais valor não é sinal de sabedoria e sim de tolice, porque o próprio Davi fala com a alma: deleito-me em fazer a Tua vontade, ó Deus meu, a Tua Lei está dentro do meu coração (Sal. 40:8).

2- Nós já sabemos que a lei é perfeita, mas o que é necessário para o homem ver as maravilhas da Lei de Deus?
Existem inúmeros pregadores que se dizem servos de Deus, mas não guardam, não defendem e nem concordam com os mandamentos de Deus. Davi dizia o contrário: “desvenda os meus olhos para que veja as maravilhas da Tua Lei”. No v. 19 Davi diz: “Não escondas de mim os Teus mandamentos” e no v. 174 Davi vai mais além: “Tenho desejado a Tua salvação, ó Senhor, a Tua Lei é todo o meu prazer”.

3- Existe um tempo determinado para se encerrar a Lei de Deus?
Assim como o salmista, Jesus também sabia que a Lei era para sempre e em tempo nenhum ela passaria ou deixaria de existir, até porque Jesus confirma: “Não cuideis que vim destruir a Lei e os profetas, não vim ab-rogar, mas cumprir” (Mat. 5:17). Jesus diz ainda: “Até que os céus e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido (v. 18 Luc. 16:17). Neste caso, a existência do céu e da terra anuncia que a Lei do Senhor permanece para sempre.

4- Nos últimos dias existirá alguém interessado em ouvir e aprender a Lei de Deus?

5- Porque o povo deve procurar a ensinar e a falar da Lei?
Nos últimos dias as pessoas irão sentir sede da Palavra de Deus, então irão a Deus, porque saberão que de Sião sairá a Lei, a Palavra do Senhor de Jerusalém. Essa foi a profecia de Miquéias para os últimos dias. E Isaias fala: “À Lei e ao testemunho, se eles não falarem segundo estas palavras nunca verão a alva”. Entendemos que essa mensagem jamais deve ser esquecida.

6- Em Mateus 24:29-31 Isaias 50:6 Deus fala da vinda do Senhor. A quem Deus está falando?
Deus fala a um povo reto que tem em seu coração a Lei do Senhor, a um povo que realmente é servo, e servo é aquele que serve e obedece, que se lembra, que observa e que guarda a Lei e os mandamentos do Senhor (Sal. 119:55-56).

7- Qual é o grande mandamento da Lei de Deus?
Muitos pregadores, se baseando nessas citações, pregam e ensinam que os dez mandamentos foram reduzidos em dois: amar a Deus e amar ao próximo. Porém, é impossível amar a Deus e não considerar, observar e guardar os quatro primeiros mandamentos (Ex. 20:3-11):
  Não terás outros deuses diante de mim;
2º Não farás para ti imagem de esculturas e nem se encurvarás a ela;
3º Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;
4º Lembra-te do dia de sábado para o santificar, seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus.
Esses quatro mandamentos se resumem em apenas um: amarás ao Senhor teu Deus com toda a tua força e de todo o teu coração.
O segundo, semelhante a este, é: amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Também é impossível amar o próximo e não observar os seis últimos mandamentos (Ex. 20:12-17):
5º Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os seus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá(até porque os pais são as pessoas mais próximas que Deus nos deu);
6º Não matarás (o próximo);
7º Não adulterarás (o próximo)
8º Não furtarás (o próximo);
9º Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
10º Não cobiçarás a casa do teu próximo e nem a mulher do teu próximo.
Os seis últimos mandamentos se resumem em um: amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Por esta razão Jesus disse: “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas (Mat. 22:40). É o mesmo que Deus recomendou: “honra tua mãe e teu pai e guardas os meus sábados” (Lev. 19:3).
É enganosa, falsa e sem base bíblica a pregação de que Cristo veio abolir a Lei de Deus.

8- Quem trocou os mandamentos de Deus por suas próprias tradições?
É comum ouvir líderes religiosos dizerem que se alcança a salvação somente pela fé, e não pela obediência a Lei, porém se alguém quebra apenas um dos mandamentos, por exemplo o 7º, este é expulso e eliminado da comunidade. Por isso, Jesus os classifica como hipócritas e fariseus, que pregam uma coisa e vivem outra.

9- O que disse Jesus ser o mandamento?
R: João 12:50 "E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito."

10- Quem nos mostra o pecado que cometemos?
R: Rom. 7:7 
Jesus disse que o mandamento é a vida eterna e Paulo fala que a Lei não é pecado, porque ele só conheceu o pecado porque a Lei disse “Não cobiçarás” (10º mandamento).

11- Podemos crer em Jesus e desacreditar na Lei de Deus que Moisés escreveu?
Também é comum ouvir de líderes religiosos que a Lei é de Moisés e que não deve ser obedecida, que o importante agora é viver somente pela fé em Jesus e o próprio Jesus diz: “Se cressem em Moisés também acreditariam em mim, pois Moisés escreveu a meu respeito, mas se não credes nos escritos de Moisés, como creríeis nas minhas palavras?” Logo, Jesus não aceita que alguém despreze a Lei de Deus escrita por Moisés e diga que crê em Seu nome. João fala que aquele que diz que conhece a Deus e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade (I João 2:3). Apocalipse 14:12 diz que os santos serão conhecidos porque guardam os mandamentos de Deus e têm a fé em Jesus. Provérbios 28:9 diz que os que desviam seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável, por esta razão Paulo insistia em dizer que a Lei é santo, o mandamento santo, justo e bom (Rom. 7:12).

12- A fé é superior a Lei?

13- Paulo também creu em tudo que estava na Lei?

14- João também ensinou os mandamentos?

15- Com quem o diabo está irado?

16- Devemos guardar a Lei parcialmente?

17- Vale a pena o homem viver sem a Lei e não dar ouvidos ao tomar conhecimento dela?

18- Paulo se preocupava com os crentes que estavam sem Lei?

19- Os mandamentos de Deus são pesados?

20- Os sacerdotes que profanam a Lei e o sábado já existiam no tempo de Ezequiel?
Por esta razão não devemos crer no que ensinam os sacerdotes, mas examinar se os seus ensinamentos estão de acordo com a Palavra de Deus, porque a Lei é que nos diz o que é pecado (Rom. 7:7). É obedecendo a Lei de Deus que podemos alcançar a graça da salvação por Jesus Cristo (Rom. 7:25).
E é fácil descobrir quais segmentos não têm a verdade: aqueles cujos sacerdotes transgridem a Lei e o sábado (Ez. 22:26) e se levantam contra o resto da semente dos que guardam os mandamentos de Deus (Apoc. 12:17) – esses são os falsos profetas. Para um deles Paulo, cheio do Espírito Santo, disse: “Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?” (Atos 13:6, 9-10).
Há muito tempo os falsos profetas e profanos vêm enganando a todos, principalmente o povo de Deus (Ez. 13:9-10), mas Jesus avisa: “Acautelai-vos que ninguém vos engane (Mat. 24:4-5 / Mar. 13:4-5). E em Mateus 24:24 Jesus acrescenta: “Surgirão falsos cristãos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. Por isso, Paulo alerta: “Ninguém vos engane com palavras vãs, pois por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência, mas não sejais participantes com eles” (Ef. 5:6-7). Antes diremos o que Paulo disse: “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo a Lei de Deus...” (Rom. 7:25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário